sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os CTRLs da minha vida

A natureza, a indústria, os filmes são fontes de inspiração para muitas formulações metafóricas presentes no nosso dia a dia, constituindo-se, portanto, como modelos de análise e reflexão da realidade. Mas, hoje, o estilo de linguagem mais tangível para o homem pós-moderno, sem dúvida, é aquele interligado com o mundo tecnológico, mas especificamente a informática — já que alguns progressos da tecnologia se tornaram como verdadeiros mistérios (para mim é difícil compreender como algumas pessoas, simplesmente, puderam descobrir a existência das ondas magnéticas e outras propriedades físicas para construção de projetos grandiosos, como os satélites espaciais).

Calma, vou deixar tudo isso menos abstrato. Primeiro, é preciso dizer que a nossa geração não acha mais tão estranho ler um e-book, ou seja, um livro eletrônico. A princípio, esse tipo de leitura era um pouco incômodo pra mim e confesso: que ainda prefiro a companhia de um livro, da interface física. Mas a leitura na tela do computador, principalmente se o objetivo da tarefa é direcionado à produção acadêmica, apresenta inúmeras vantagens. Por exemplo: se você precisa encontrar uma palavra (que te remete a um trecho específico) dentro de um livro de 300 páginas é só apertar o CTRL + F. Depois que eu descobri isso minha vida mudou.

Aliás, os atalhos são invenções incríveis e eu poderia citar apenas alguns que conheço e uso mais como verdadeiras ferramentas “mão na roda”, ou melhor, no teclado: CTRL + C (copiar), CTRL+ X (recortar) CTRL + V (colar), CTRL + T ou CTRL + A (selecionar tudo), CTRL + Z (desfazer) etc.
Mas o problema é que na vida real não dá pra aplicar essa facilidade. E o que estou dizendo não é só uma metáfora não. Já tive vontade, de verdade, de dar simplesmente um CTRL + F pra poder achar alguma coisa no meu quarto. Não seria um máximo?

Esses dias, falando sobre o assunto em questão com uma pessoa, ela concordou comigo, mas sugeriu que se um atalho pudesse ser usado na vida real, esse seria outro: o CTRL + ATL +DEL. É, antes de achar alguma coisa, talvez seja preciso desfazer o caos primeiro.

E pra você? Qual atalho é um verdadeiro sonho de consumo?

6 comentários:

Mari disse...

Oi Giu!
Não é exatamente um atalho de teclado, mas eu adoraria poder usar o undo na vida real. Já pensei nisso algumas vezes, e isso já foi tema de muito papo de boteco.

Não é consertar o que foi feito: é como se você não tivesse feito. Perfeito!

Unknown disse...

Nunca parei para pensar nisso.
Mas vou te falar que os atalhos no auto CAD eh loucura. Quando estou freneticamente fazendo projetos, chego a sonhar com os atalhos e com linhas...coisa de doido!
Mas pensando em usar atalho do pc em minha vida pessoal, um que seria muito bom eh o COPY (ctrl+c). Faria varias copias de mim mesma!!As coisas chatas a copia faria e eu as coisas q gosto!! Seria um maximo!!

Elida Suzana disse...

"CTRL + F: Depois que eu descobri isso minha vida mudou" - kkkkkkkkkkkkk Ri muito!!!

Elida Suzana disse...

Meu sonho é um atalho para hibernar (não é padrão do windows, mas que pode ser programado). Ah, como eu queria hibernar parar tudo em certos momentos... e só depois voltar para resolver.
Outros 2 atalhos maravilhosos seriam F1 e a tecla SAP da TV!!!! Imagina só usar uma dessas no horário político???!!! Um sonho!!!

Anônimo disse...

Sempre penso no Ctrl+F quando abro meu armário. Se o atalho fosse possível, nunca chegaria atrasada nos meus compromissos.

Mas o que eu mais gostaria de aplicar na vida real é o Ctrl + Z. Não seria maravilhoso se pudéssemos anular alguns momentos tristes ou constrangedores, algumas escolhas ruins, algumas frases infelizes e voltar no tempo como se nada tivesse acontecido?

Parabéns pelo blog e pela reflexão proposta!

Beijos!

Faunadestia disse...

Giu.. vou add seu blog nos meus favs! Bjo!